O que é Snap-On Smile®?

Por Amilcar Freitas

O Snap-On Smile    é um tipo de prótese removível que não cobre o palato nem usa grampos para ficar retida aos dentes remanescentes, sendo assim confortável e estética para os pacientes. A forma de retenção desta prótese se dá pelo mecanismo friccional, em que a resina de alta resistência (resina acetil cristalizada) com que é fabricada esta prótese é capaz de deslizar e flexionar sobre as superfícies dentárias, permitindo encaixar-se no terço gengival/cervical dos dentes remanescentes sem tocar o tecido gengival. Tudo isso sem necessitar de preparo ou alteração da estrutura dental! Por isso é considerada uma prótese não invasiva (conservadora) e totalmente reversível. Além disso, a ausência da necessidade de desgastes dentários evita também o uso de injeções anestésicas durante o tratamento e ainda a aplicação de adesivos ou cimentos para a instalação da prótese, fato que é bastante atraente para os pacientes.

O Snap-On Smile    pode ser usado pelo paciente durante o dia e também à noite, devendo ser removido apenas para higienização. O paciente pode realizar todas as suas atividades normais usando esta prótese, inclusive mastigação. Segundo o fabricante (DenMat, Estados Unidos), o intervalo de 3-5 anos tem sido considerado o tempo médio de durabilidade, podendo durar mais para alguns pacientes. A linha de produtos Snap-On Smile    inclui também o Snap-it   , que apresenta características semelhantes mas está indicado para a substituição da prótese quadrante com até 5 elementos.

Por ser feita com uma resina acetil cristalizada especialmente projetada para tal fim, o Snap-On Smile    pode ser confeccionado com variadas espessuras em todo o arco (espessura mínima de 0,5mm), possibilitando um ótimo efeito estético. Com isso pode-se compensar o fato desta resina ser monocromática (cor uniforme) ao longo de toda a prótese.

Vejam as principais indicações do Snap-On Smile    e Snap-it   :

  • como prótese temporária para o tratamento com implantes, enquanto se aguarda o tempo de osseointegração;
  • melhora imediata (apenas duas sessões clínicas) da estética do sorriso, funcionando ainda como um mecanismo de pré-visualizar o resultado final do tratamento com restaurações cerâmicas;
  • recuperação da dimensão vertical do paciente;
  • como prótese parcial removível estética, uma vez que não requer grampos metálicos para obter retenção. Em casos de pacientes parcialmente desdentados sem pilar posterior (extremidade livre), pode-se confeccionar um Snap-On Smile    suportado não apenas sobre os dentes remanescentes, mas também sobre a mucosa.

Por outro lado, o Snap-On Smile    e Snap-it    estão contra-indicados em casos de pacientes totalmente desdentados ou quando apresentam dentes remanescentes com doença periodontal avançada (com mobilidade). Outra situação que também limita a indicação desta prótese é a presença de dentes anteriores excessivamente protruídos.

Se você se interessou por esta modalidade de tratamento e gostaria de obter mais informações, entre em contato comigo ou agende sua consulta.

REFERÊNCIAS

1. Manual de Treinamento Snap-On Smile, 2011. New York: DenMat. Versão 1.3, 51 p.
2. Blackmon LB. Snap-On Smile: a new smile, a happy patient, and further clinical applications. Dent Today 2010; 29(8):38.
3. Liechtung M. The snap-on smile quadrant appliance: a new treatment option for implant temporaries. Dent Today 2010; 29(1):46.
4. Malcmacher L. Snap-on smile: clinical applications. Dent Today 2006; 25(9):118, 120-121.
5. Liechtung M. Snap-on smile: two case studies. Dent Today 2006; 25(4)42.

voltar