Implantes Dentários

Por Amilcar Freitas

Aplicação dos Implantes Dentários

Sem dúvidas os implantes dentários revolucionaram a Odontologia Moderna possibilitando a realização de novas e eficazes modalidades de tratamento em pacientes com ausência de um ou vários elementos dentários. Basicamente, os implantes dentários são pequenas peças confeccionadas com um material biocompatível à base de titânio que osseointegram e têm por função substituir as raízes dentárias perdidas ao longo da vida.

Em casos de ausências de um único dente, em que para se realizar um tratamento com prótese fixa convencional era necessário desgastar os dentes vizinhos intactos, atualmente pode-se recuperar aquele dente perdido por meio de coroa unitária sobre implante restabelecendo a função e a estética sem o desgaste dos dentes vizinhos. Além disso, proporcionando ainda mais conforto ao paciente, uma vez que eles apresentarão melhores condições para higienização, especialmente no que diz respeito à utilização do fio dental, já que as coroas sobre implante podem ficar individualizadas à semelhança dos dentes naturais.

Já em situações em que todos os dentes foram perdidos, pode-se também realizar a confecção de próteses totais sobre os implantes. Nestes casos as próteses totais convencionais (“dentaduras”) podem ser substituídas pelas “próteses protocolo” (próteses totais fixas sobre implante) ou pelas “overdentures” (próteses totais removíveis sobre implante), onde nas duas situações todas as funções orais (mastigação, fala, etc.) são mais adequadamente restabelecidas porque as próteses totais sobre implante apresentam maior estabilidade (menor movimentação) e assim maior conforto para o paciente. Normalmente os pacientes apresentam mais facilidade de adaptação e relatam menor potencial de dor durante o uso das próteses sobre implante. Além disso, o fato da prótese estar presa aos implantes proporciona maior segurança psicológica ao paciente, deixando-o mais auto-confiante e com maior auto-estima em seu convívio social.

Para a confecção das próteses totais implantossuportadas um número maior de implantes deve ser instalado de acordo com a localização (arco superior ou inferior) e o planejamento proposto pelo cirurgião-dentista. Para a indicação dos implantes dentários faz-se necessário que o paciente apresente condições gerais de saúde satisfatórias e esteja disposto a submeter-se à cirurgia para instalação dos implantes, que quando bem indicado é um procedimento simples e rápido que pode ser realizado na própria cadeira do dentista sob anestesia local.

Se você tem interesse em repor seus dentes perdidos ou substituir sua prótese convencional por próteses sobre implante, entre em contato comigo ou agende sua consulta.

REFERÊNCIAS

1. Freitas-Jr AC et al. Overdentures sobre implante à barra - Aspectos biomecânicos. Implant News, v.6, p.631 - 638, 2009.
2. Misch CH. Dental implant prosthetics. Elsevier: Philadelphia - USA, 625p. 2006.
3. Telles D. et al. Prótese total convencional e sobre implantes. São Paulo: Santos Editora Ltda, 324p. 2005.

voltar